Translate

sábado, 31 de maio de 2014

História da aviação agrícola.

Aviação Agrícola


    Esta modalidade de aviação foi criada pelo agente florestal alemão Alfred Zimmermann em 29 de março de 1911 porém a aplicação comercial nos EUA só ocorreu em 1921. Nessa ocasião, o inseticida era jogado do avião por um segundo passageiro, usando um saco cheio com o produto, as técnicas modernas usando baixo volume 10 a 30 litros por hectare iniciaram-se em 1943 com o uso do primeiro avião propriamente agrícola chamado AG-1 desenvolvido em 1950 nos Estados Unidos.  

  • Alfred Zimmermann recebeu o "Diploma de Inventor da Aviação Agrícola" pelos trabalhos de aplicação aérea sobre florestas pulverizando Cal para controle de lagartas.
  • 1921 - Neillie&Houser polvilharam Arseniato de Chumbo em florestas para controle de lagartas no Estado de Ohio, EUA.
  • 1922 - Ocorreu o primeiro voo agrícola na cultura do algodão em Luisiana.
  • 1923 foi criada a primeira empresa aerea aplicadora de defensivos agricolas nos EUA, Huff Daland Dusters Incorporate, atual Delta Airlines com atuação em todos os continentes, a frota aerea agricola totaliza mais de 40 mil aeronaves, com maior operação nos Estados Unidos e na Uniao Soviética.



Primeiro avião propriamente agrícola. (AG-1)


 




















Décadas de 20 e 40
 

   Nas décadas de 20 e 40 nada foi feito para o aperfeiçoamento das aeronaves agrícolas os equipamentos de aplicação eram tambores e mangueiras bastante rústicos instalados nos aviões. Nessa época predominavam os biplanos de treinamento militar, de grande manobrabilidade, grande capacidade de carga e fácil manutenção.
Após a década de 40, mais precisamente após a Segunda Grande Guerra Mundial, aconteceu a explosão da aviação agrícola nos EUA, quando começou acontecer o aperfeiçoamento dos equipamentos de aplicação, primeiramente devido ao grande desenvolvimento da agricultura e as necessidades do controle fitossanitário e também pelos problemas de infestação de gafanhotos, malária e incêndio florestais. Nessa época eram utilizados os aviões Piper J3 e Stearman ambos adaptados para essas funções. Muitos pilotos da aviação de caça, depois da guerra, tornaram-se pilotos agrícolas.


Piper J3 C65 - (Adaptação agrícola de 1946).






Stearman 75 Kaydet





Primeira empresa aérea aplicadora de defensivos agrícolas nos EUA, Huff Daland Dusters Incorporate